Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Piripiri é referência na implantação do PROJETO UCA

IMPLANTAÇÃO do PROJETO UCA em Piripiri.

A cidade de Piripiri é referência na implantação do projeto UCA – Um Computador Por Aluno. Dentre as cidades, por onde este projeto já foi implantado, a rede municipal de ensino público de Piripiri tem sido elogiada. Recetemente a Janete Clea, Diretora do Departamento de Ensino do município; Maria da Canceição, diretora do Centro Educativo Municipal Maria de Lourdes Assunção e o Coordenador do Projeto em Piripiri - Sandoval Barroso, estiveram participando de um encontro de Capacitação na UFPI.
A finalidade do encontro, que contou com a presença de diretores e professores, foi para fotalecer os objetivos do projeto e a viabilidade para a implantação da UCA em outras Escolas Municipais.
O Projeto UCA tem a contribuir na construção da sociedade sustentável mediante o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e sensibilidades, considerando os diferentes grupamentos sociais e saberes dos sujeitos da aprendizagem; inovando os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação com eqüidade no país; ampliando o processo de inclusão digital das comunidades escolares; possibilitado a cada estudante e educador da rede pública do ensino básico o uso de um laptop para ampliar seu acesso à informação, desenvolver habilidades de produção, adquirir novos saberes, expandir a sua inteligência e participar da construção coletiva do conhecimento; criado uma rede nacional de desenvolvimento do projeto para implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do processo de uso do Laptop Educacional.


Foto: Clemilton Silva.

SBN

terça-feira, 20 de março de 2012

PARABENS A ALUNA DO SERTÃO DE DENTRO

O núcleo gestor e os professores da Escola Municipal Cosme Lopes dos Santos - Comunidade Sertão de Dentro, parabenizam a aluna Yrusca Thamires pela aprovação no Curso de Administração Integrada ao Ensino Médio no IFPI - Instituto Federal do Piauí - Campus Piripiri.
                                                                                             Desejamos Sucesso!


SBN

segunda-feira, 19 de março de 2012

Educação municipal de Piripiri está sendo estruturada


A Secretária Municipal de Educação Básica de Piripiri, Erandi Cavalcante Meneses, está com a sua equipe administrativa fazendo a reposição de carteiras na zona rural, além da reposição e estruturação com armários de aço, bebedouros, filtros, ventiladores, impressoras e outros bens, que são necessários para a boa funcionalidade da educação do município.

SBN

sábado, 17 de março de 2012

Parfor disponibiliza oferta para 2º semestre de 2012

A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania.
Tendo por base esse princípio, a Secretaria Municipal de Educação Básica de Piripiri informa que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor – está oferecendo gratuitamente cursos superiores, em plano executado em regime de cooperação entre a Capes/MEC/IES e Secretarias de Educação dos estados e municípios.
Para a melhoria da qualidade do ensino da rede pública, um dos fatores imprescindíveis, é sem dúvida alguma, a formação inicial dos professores. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9394/96, estabeleceu prazo de dez anos para que todos os professores do ensino fundamental tivessem diploma de ensino superior, o que não foi cumprido”, explica Ana Maria Almeida, gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefape) da Seduc.

As pré-inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo professor no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br,  no período de 19/03/2012 a 08/04/2012. Após este período é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação a validação das pré-inscrições no período de 09/04 a 23/04/2012.

Informamos que todos os professores em exercício na educação básica tem direito assegurado à formação inicial  no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor.

Os cursos ofertados na modalidade presencial para a formação inicial são os seguintes:
I – Cursos de primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
II – Cursos de segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área diferente a sua formação.
Para Piripiri, será disponibilizado o Curso de Licenciatura Plena em Matemática (20 vagas - 1ª Licenciatura e 20 vagas - 2ª Licenciatura) - IFPI.

SBN

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagens as Mulheres da SEME

A Secretaria Municipal de Educação Básica de Piripiri, privilegiada por ter na maioria de seus talentos, a especialidade e a doçura das MULHERES, sente-se honrada em poder homenageá-las, neste dia 08 de março de 2012, reconhecendo em cada uma das mulheres da educação de Piripiri, um potencial que emana, além do talento profissional, a sensibilidade que emana, além do talento profissional, a sensibilidade de ser filha, mãe, amiga, esposa, mulher... simplesmente... mulher.

As mulheres piripirienses, especialmente, para as mulheres educadoras da Rede Municipal de Ensino o nosso cordial abraço com votos de grandes realizações presentes e futuras.

Carinhosamente,
Secretaria Municipal de Educação Básica de Piripiri.



 Fonte: SEME - http://www.piripiriurgente.com/
SBN

quinta-feira, 1 de março de 2012

PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

A direção da Escola Municipal Cosme Lopes dos Santos - Sertão de Dentro, convidou pais de alunos para uma reunião, realizada no dia 28 de fevereiro de 2012, com o objetivo de informar aos pais sobre o Programa Saúde da Escola - implementado pela Secretaria Municipal de Educação Básica e Secretaria Municipal de Saúde, através da Semana da Saúde a ser realizada no período de 05 a 09 de março de 2012.



SBN

SAIA DA ESCURIDÃO DO ANALFABETISMO

A Secretaria Municipal de Educação Básica de Piripiri está, no presente momento, montando turmas para o Programa Brasil Alfabetizado. Portanto, se você tem mais de 15 anos e não saber ler e nem escrever, não perca tempo, procure uma escola da rede municipal mais perto de sua casa e pegue mais informações.
A gestora do programa em Piripiri, Eliene Cesar, disse que a expectativa, para este ano, é muito boa e um bom número de alunos deve procurar o programa para sair do analfabetismo.
O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

 SBN