sábado, 17 de março de 2012

Parfor disponibiliza oferta para 2º semestre de 2012

A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania.
Tendo por base esse princípio, a Secretaria Municipal de Educação Básica de Piripiri informa que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor – está oferecendo gratuitamente cursos superiores, em plano executado em regime de cooperação entre a Capes/MEC/IES e Secretarias de Educação dos estados e municípios.
Para a melhoria da qualidade do ensino da rede pública, um dos fatores imprescindíveis, é sem dúvida alguma, a formação inicial dos professores. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9394/96, estabeleceu prazo de dez anos para que todos os professores do ensino fundamental tivessem diploma de ensino superior, o que não foi cumprido”, explica Ana Maria Almeida, gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefape) da Seduc.

As pré-inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo professor no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br,  no período de 19/03/2012 a 08/04/2012. Após este período é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação a validação das pré-inscrições no período de 09/04 a 23/04/2012.

Informamos que todos os professores em exercício na educação básica tem direito assegurado à formação inicial  no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor.

Os cursos ofertados na modalidade presencial para a formação inicial são os seguintes:
I – Cursos de primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
II – Cursos de segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área diferente a sua formação.
Para Piripiri, será disponibilizado o Curso de Licenciatura Plena em Matemática (20 vagas - 1ª Licenciatura e 20 vagas - 2ª Licenciatura) - IFPI.

SBN

Nenhum comentário: